Projetar 2021

Caminhar à descoberta

Caminhar e descobrir, atitudes essenciais do ser humano, conviver e partilhar em grupo, requisitos fundamentais para assegurar o bem-estar e a felicidade. Aproveitado os trilhos pedestres recentemente criados pelo Município de Chaves, a Wildfun irá realizar, durante o ano de 2021, seis caminhadas para que todos juntos possamos descobrir o nosso concelho. No total serão quase 80km na natureza que iremos percorrer juntos. O primeiro passo é a primeira etapa de toda a caminhada, juntos chegaremos ao final.


Datas: 7 de Fevereiro 11 de Abril, 6 de Junho, 1 de Agosto, 5 de Setembro e 10 de Outubro

Local: Vários locais do concelho de Chaves


Ultra Trail Ibérico do Contrabando (UTIC)

1214! Sim, são 1214 km que dividem os dois países da Península Ibérica. A fronteira entre Portugal e Espanha conhecida como epíteto de “A Raia” é a fronteira mais antiga da Europa.

Esta linha que separa os dois países nunca foi considerada um muro, pois sempre foi cruzada por vários caminhos dos quais alguns “não oficiais” eram usados pela população para o contrabando. O contrabando fez parte destas gentes raianas como um modo de sobrevivência, existindo de lado a lado várias histórias e peripécias que são lembradas ainda nos dias de hoje. Para além das histórias que ficam, estes caminhos são uma excelente alternativa para quem gosta de juntar o desporto à natureza. A primeira edição do UTIC pretende dar a conhecer as belas paisagens raianas da região flaviense, com percursos para todo o tipo de atletas, passagens por lugares remotos, locais desconhecidos, montanhas incríveis e acima de tudo muito ar puro.


Datas: 7 de Março

Local: Santuário do São Caetano (Chaves)


Flavius Challenge OCR - Corrida de obstáculos

Aquae Flaviae é desde o ano de 2017 palco de uma prova única que pretende desafiar e levar ao limite, ano após ano, cada um dos seus participantes, mais do que uma prova desportiva a Flavius Challenge OCR é um verdadeiro desafio pessoal! A prova flaviense integra a Liga OCR Portugal da Federação Portuguesa de Corridas de Obstáculos – FPOCR e é prova qualificativa para os OCR European Championships. O circuito percorre as ruas, monumentos e zonas ribeirinhas da bela cidade localizada no interior de Trás-os-Montes. Vem descobrir Chaves!


Datas: 4 de Julho

Local: Alameda do Trajano (Chaves)


Chaves + Verde – Floresta Segura 2021

"Chaves + Verde: Floresta Segura" é um programa de voluntariado jovem para vigilância fixa das zonas florestais do concelho de Chaves, contribuindo para a deteção de incêndios em fase inicial de forma a evitar a propagação rápida dos mesmos e protegendo a comunidade Na edição de 2020, os nossos voluntários conseguiram detetar e sinalizar quase duas dezenas de incêndios nos concelhos de Chaves, Montalegre e inclusive no nosso país vizinho a Espanha, contribuindo assim para a salvaguarda da nossa floresta. O projeto é financiado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ, conta com a cooperação do Município de Chaves, da Associação Florestal e Ambiental do Concelho de Chaves - AFACC e do Secretariado dos Baldios Trás-os-Montes e Alto Douro -SBTMAD.


Datas: 5 de Julho a 17 de Setembro

Local: Chaves


Chaves + Verde – Revitaliza 2021

"Chaves + Verde: Revitaliza" é um programa de voluntariado jovem que pretende fazer a revitalização de alguns dos parques de lazer existentes no concelho de Chaves. Os jovens voluntários durante as três semanas do programa irão fazer a limpeza e manutenção dos parques de lazer, fazendo a estabilização do material vegetal, desbaste, corte, tratamento de resíduos, limpeza das infraestruturas e instalações existentes, manutenção e regularização de circuitos pedonais. O projeto é financiado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ, conta com a cooperação do Município de Chaves, da Associação Florestal e Ambiental do Concelho de Chaves - AFACC e do Secretariado dos Baldios Trás-os-Montes e Alto Douro - SBTMAD.


Datas: 2 a 20 de Agosto

Local: Chaves


Chaves + Verde – Refloresta 2021

O projeto "Chaves + Verde: Reflorestar" visa a inventariação, monitorização e reflorestação de zonas florestais que foram devastadas por fogos no concelho de Chaves. O projeto "Chaves + Verde: Reflorestar" está dividido em duas fases: numa primeira fase os voluntários irão fazer a inventariação e monitorização de áreas florestais ardidas do concelho, numa segunda fase terão como tarefa a reflorestação de mais de 1000 árvores. O projeto é financiado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ, conta com a cooperação do Município de Chaves, da Associação Florestal e Ambiental do Concelho de Chaves - AFACC e do Secretariado dos Baldios Trás-os-Montes e Alto Douro - SBTMAD.


Datas: 11 a 29 de Outubro

Local: Chaves


Flavius Challenge OCR “School Battle”

A Flavius Challenge OCR - School Battle pretende ser a primeira competição interescolar de corridas de obstáculos em Portugal. A iniciativa decorrerá na Semana Europeia do Desporto 2021 (Setembro) e pretende por a competir pelo troféu “Flavius Cup” mais de 2000 alunos das três principais escolas secundárias do concelho de Chaves. A prova conta com o apoio da Federação Portuguesa de Corridas de Obstáculos – FPOCR, do Município de Chaves e a colaboração dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Chaves.


Datas: Semana Europeia do Desporto

Local: Jardins do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (Chaves)


Flavius Challenge OCR “Endurance Games”

O Santuário do São Caetano receberá em 2021 a primeira edição da prova de endurance da Flavius Challenge OCR. As condições meteorológicas que se farão sentir, encostas ingremes, piso irregular, obstáculos naturais, subidas e descidas, ar puro, paisagens magníficas e a harmonia com a natureza fazem do Santuário o local perfeito para realizar uma das provas mais desafiantes criadas pela Wildfun! Os Endurance Games serão uma prova desportiva dura que pretende desafiar os grandes atletas e equipas nacionais de OCR.


Datas: 14 de Novembro

Local: Santuário São Caetano